Prof Denny - Arte
Estudantes , Viver de arte ultrapassa os sentidos da realidade presente nos dias que seguem um tempo conturbado de informações. Chegamos a condições de desgaste físico, saturada pelas criações de nossos pensamentos. Movemos o tempo de traz pra frente num cenário onde os representantes se camuflam para o desconhecimento do publico. A cada cena, o improviso joga com o real de nossas situações que compõem a performance vista numa tela de cinema. A resistência impede o avanço, mas as atuações de nossas imaginações movimentam a vida para além do amanhã.
Conteúdo/tema Conhecimento priorizado |
Espaço cênico convencional e não convencional |
Objetivo geral |
Distinguir Espaço cênico convencional e não
convencional; O corpo do teatro; o corpo do ator/atriz em expressão cênica.
Corpo espetacular; intervenção em espaços não convencionais; |
Lugar não convencional
Em alguns territórios, o fazer teatral é irreconhecível, não estão nos livros. A história desconhece, evidencia uma parte se enganado do total que influenciou no andamento contemporâneo das interpretações. Tudo é ensaiado, movimento contínuo da história de nossas vidas. Diante do presente, o conteúdo desinforma o que nossa mente consome, gravam as cores que expressam o grito silencioso dos sentimentos aglutinados em nós. Falamos o texto que decoramos antes do dia amanhecer, onde o tempo não consegue segurar os acontecimentos dessa desterritorialização.
Fazer teatro não condiz somente com o que temos em nossos pensamentos está além do atual; do capital que movimenta nossa rotina. O teatro está nas ruas onde o povo encena o que a arte copia. O incômodo é real, resiste porque sente fome. Sonha com a mudança e se desfaz em artes gritantes exposta para o mundo consumir. O sentido está no umbigo esquecido pelo tempo, nas energias cansadas que ralentam a apresentação cênica de nosso século.
Casas, porões, prédios dão lugar a atuação
que a vida esconde, nossa intimidade se revela nos cantos onde a poeira brilha
com a luz do cenário.
Para outras interpretações, o incômodo escapa
para lugares onde nos recolhemos. Nossos espaços representam a condição física
e imaginativa de nossas obras. A criação é evidente em nosso próprio ambiente
familiar. Casas, porões, prédios dão lugar à atuação que a vida esconde, nossa
intimidade se revela nos cantos onde a poeira brilha com a luz do cenário.
A resistência está na coletividade, no trabalho conjunto que movimenta a cena local. É preciso fazer teatro nos lugares inusitados para um público desconhecido da arte que temos dentro de nós. Temos que despertar a verdade de cada ser, mostrar sua intimidade para o mundo e revelar outra referência que não está no meio dos livros. Devemos tirar o teatro das coisas, dos lugares violentos sem acesso às informações reais do mundo. É preciso ampliar a rede, o rizoma de nossas vivências para a construção de nosso próximo espetáculo.
APRECIE O VIDEO
Teatro da Vertigem
ATIVIDADE
Repertório cultural valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também, PARA participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
RESPONDA AS QUESTÕES:
Qual o seu ponto de vista sobre o teatro
apresentado em espaço não convencional?
Você seria capaz de colocar em risco para participar de uma performance teatral?
Habilidade socioemocional: |
Repertório cultural- valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também, para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. |
Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre: |
Investigar a
arte e as práticas culturais como patrimônio cultural no contexto da cultura
urbana. |
Habilidades de recuperação (habilidades de
suporte): |
Distinguir Espaço cênico convencional e não
convencional;localizar informações implícitas no texto. |
Metodologia: |
Retomada: você fez a apreciação
de vídeo: diferentes espaços cênicos contemporâneos; desafio escreva um
pequeno texto teatral para uma intervenção cênica; atividade - cenário e
figurino - faça o desenho do figurino e o desenho do cenário para o texto que
você criou. Leitura do texto: lugar não convencional;
apreciação do vídeo: teatro da vertigem; refletir e responder as questões;
|
Recursos: |
Divulgação no blog da escola, no facebook
profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e
Whatsapp do aluno. |
Quantidade de aulas do período: |
2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 09/10/2020);
1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno 2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 09/10/2020);
1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno |
Avaliação: |
Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp. |
Referências:
|
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação. Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP. http://www.aescotilha.com.br/teatro/em-cena/lugar-nao-convencional/ https://youtu.be/bL8aV6Uf7bY http://www.arte.seed.pr.gov.br https://novaescola.org.br/conteudo/1027/cenario-e-figurino DIFERENTES ESPAÇOS CÊNICOS CONTEMPORÂNEOS http://teatronaoconvencional.blogspot.com/ https://foradopalco.wordpress.com/espaco-cenico/
|
Observações:
|
Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/ |
Nenhum comentário:
Postar um comentário