segunda-feira, 26 de outubro de 2020

#DigitalSemPressão

 Prof Denny - Arte

Estudantes, esta primeira atividade será propor uma reflexão referente ao uso da internet e como se dá essa relação de alguns estudantes não conseguirem ficar longe do celular.  Registre no seu caderno do aluno, 4 bimestre, suas conclusões. Em seguida, leia o texto:

Conteúdo/tema Conhecimento priorizado

DigitalSemPressão

Objetivo geral

Refletir sobre a exposição das pessoas nas redes sociais e a forma como isso pode impactar no comportamento social

ATIVIDADE 1 – NAVEGAR NA INTERNET É SEGURO?





Você provavelmente já ouviu falar de alguém que caiu em um golpe online ou teve problemas com vírus, certo? Com o aumento do acesso à rede, através de computadores, celular e outros dispositivos no dia a dia das pessoas, a necessidade de pensar em segurança na internet é cada vez maior.

Assim como os benefícios e facilidade do mundo online, os riscos são diversos, até mesmo para usuários mais básicos, que usam apenas as redes sociais e e-mail. Problemas com falsos boletos, instalação de vírus e keyloggers — aplicativos que gravam e copiam seus dados do dispositivo, capazes de roubar senhas e informações bancárias — estão cada vez mais comuns na rede.

ATIVIDADE 2 – QUEM CONTROLA O TEMPO?

O tempo destinado às atividades on-line seja em pesquisas, comunicação, redes sociais outras atividades. Registre as atividades e o tempo que ficam envolvidos nessas atividades on-line.

Leia o texto 54% dos adolescentes norte-americanos reconhecem que gastam tempo demais no celular, os dados da pesquisa americana do Pew Research. Observe a percepção sobre o tempo que você passa na telinha do celular.

54% DOS ADOLESCENTES NORTE-AMERICANOS RECONHECEM QUE GASTAM TEMPO DEMAIS NO CELULAR

Nos Estados Unidos, 54% dos adolescentes dizem que gastam muito tempo em seus celulares, e dois terços dos pais expressam preocupação com o tempo de tela de seus filhos adolescentes. 72% de pais e mães de adolescentes naquele país “costumam” sentir, ou sentem “às vezes”, que seu filho ou filha se distrai com o telefone numa conversa. Os próprios jovens estão preocupados com o tempo que passam diante da tela de seus smartphones: 52% deles, de 13 a 17 anos, relataram tomar medidas para reduzir o uso de celulares, mas também diminuir o tempo em mídias sociais (57%) e vídeo games (58%). Os dados são da nova pesquisa da Pew Research Center.

Leia toda a matéria! Acesse: https://www.mobiletime.com.br/noticias/

O bem-estar físico e emocional ligado ao uso da tecnologia é um dos elementos da Cidadania Digital apresentados pelo pesquisador americano Mike Ribble, um dos precursores do tema nas escolas. Acesse https://www.playground- inovacao.com.br/o-que-e-cidadania-digital/ Acesso em 20jan.2020 e conheça mais.

ATIVIDADE 

O que postar nas redes sociais? Com qual objetivo? Com quem compartilhar? Que fotos colocar? Quem mais poderá acessar estas informações além dos meus amigos? Como elas podem afetar a minha imagem pessoal e profissional hoje e no futuro?

Tudo que colocamos na internet deixa uma pegada e um rastro que ficarão registrados para sempre. É a “marca digital (“ Digital Footprint”) de cada um.

Isso é muito sério, principalmente quando se trata de crianças e adolescentes que ainda não atingiram uma maturidade emocional suficiente para entender as consequências da sua exposição na rede em longo prazo.
A maioria dos pais se preocupa com a segurança dos filhos na internet e cria bloqueios para que as crianças fiquem mais protegidas. O problema é que os nativos digitais sabem como burlar esses controles.

ATIVIDADE 3 – DIGITAL TEM QUE SER SEM PRESSÃO!


O #DigitalSemPressão segue mobilizado. No Dia da Internet Segura 2020, um grupo incrível de adolescentes inspirados criou mais conteúdos para a campanha. Confira o vídeo do processo criativo e os cartazes produzidos pelos grupos. Os arquivos estão disponíveis para uso nas redes digitais e também na versão impressa. E mais, confira a metodologia usada. Que tal mobilizar sua galera e sua instituição para criar novas versões? Use a #DigitalSemPressão e marque a @Safernetbr para podermos conhecer suas produções.

Na atividade 3 do Caderno do Aluno, você deve refletir e assinalar situações que você ou alguém conhecido vivenciaram com o uso inadequado da internet.

A partir da atividade anterior, reflita sobre a exposição das pessoas nas redes sociais e a forma como isso pode impactar no comportamento social.

 Ø  Quais desafios à navegação pela internet sem os devidos cuidados pode apresentar?

 Ø  Você conhece alguém que sofreu ameaça ou violência pelas redes sociais?

Ø  De que forma a exposição sem limites pode prejudicar algumas pessoas?

Que tal treinar o seu Inglês?

Consegue ler o que esta escrito? Não entendeu alguma palavra? QUE TAL DESCOBRIR?

 

mídia

Habilidade socioemocional:

Cultura Digital: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre:

EF89TEC09 – Desenvolver processos de produções autorais por meio de imagens, vídeos e textos com senso estético e ético.

Habilidades de recuperação (habilidades de suporte):

EF89TEC18: Realizar de forma contínua produções de uma mídia digital específica e a análise crítica de textos digitais em diferentes formatos

Metodologia:

A primeira atividade será propor uma reflexão referente ao uso da internet. ATIVIDADE 1 – NAVEGAR NA INTERNET É SEGURO? Registre no seu caderno do aluno, 4 bimestre, suas conclusões. Em seguida, leia o texto;

ATIVIDADE 2 – QUEM CONTROLA O TEMPO? O tempo destinado às atividades on-line seja em pesquisas, comunicação, redes sociais outras atividades. Registre as atividades e o tempo que ficam envolvidos nessas atividades on-line; Leia o texto 54% dos adolescentes norte-americanos reconhecem que gastam tempo demais no celular, os dados da pesquisa americana do Pew Research. Observe a percepção sobre o tempo que você passa na telinha do celular; ATIVIDADE - PREENCHA A TABELA; ATIVIDADE 3 – DIGITAL TEM QUE SER SEM PRESSÃO! Assistir ao vídeo: O #DigitalSemPressão; Na atividade 3 do Caderno do Aluno, você deve refletir e assinalar situações que você ou alguém conhecido vivenciaram com o uso inadequado da internet. A partir da atividade anterior, reflita sobre a exposição das pessoas nas redes sociais e a forma como isso pode impactar no comportamento social; leitura de imagem: etiqueta virtual e before you.

Recursos:

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas do período:

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 09/10/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 09/10/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

Avaliação:

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação. A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp.

 

 

Referências:

 

 

 

 

 

 

 

 

https://www.mobiletime.com.br/noticias/

https://www.playground- inovacao.com.br/o-que-e-cidadania-digital/

https://youtu.be/85wKxkMmTP4

https://www.otempo.com.br

https://blog.contentools.com.br

Caderno do aluno Tecnologia e Inovação;Caderno do professor tecnologia e Inovação;BNCC, PAN

Observações:

 

Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário