Prof Denny - Arte
Estudantes, esta primeira atividade será propor uma reflexão referente ao uso da internet e como se dá essa relação de alguns estudantes não conseguirem ficar longe do celular. Registre no seu caderno do aluno, 4 bimestre, suas conclusões. Em seguida, leia o texto:
Conteúdo/tema Conhecimento priorizado |
DigitalSemPressão |
Objetivo geral |
Refletir sobre a exposição das pessoas nas
redes sociais e a forma
como isso pode
impactar no comportamento social |
ATIVIDADE 1 – NAVEGAR NA INTERNET É SEGURO?
Você provavelmente já ouviu falar de alguém que caiu em um golpe online ou teve problemas com vírus, certo? Com o aumento do acesso à rede, através de computadores, celular e outros dispositivos no dia a dia das pessoas, a necessidade de pensar em segurança na internet é cada vez maior.
Assim como os benefícios e facilidade do
mundo online, os riscos são diversos, até mesmo para usuários mais básicos, que
usam apenas as redes sociais e e-mail. Problemas com falsos boletos, instalação
de vírus e keyloggers — aplicativos que gravam e copiam seus dados do
dispositivo, capazes de roubar senhas e informações bancárias — estão cada vez
mais comuns na rede.
ATIVIDADE 2 – QUEM CONTROLA O TEMPO?
O tempo destinado às atividades on-line seja em pesquisas, comunicação, redes sociais outras
atividades. Registre as atividades e o tempo que ficam envolvidos nessas
atividades on-line.
Leia o texto 54%
dos adolescentes norte-americanos reconhecem que gastam tempo demais no celular,
os dados da pesquisa americana do Pew Research. Observe a percepção sobre o tempo
que você passa na telinha do celular.
54% DOS ADOLESCENTES NORTE-AMERICANOS RECONHECEM QUE GASTAM TEMPO DEMAIS NO CELULAR
Nos Estados Unidos, 54% dos adolescentes dizem que gastam muito tempo em seus celulares, e dois terços dos pais expressam preocupação com o tempo de tela de seus filhos adolescentes. 72% de pais e mães de adolescentes naquele país “costumam” sentir, ou sentem “às vezes”, que seu filho ou filha se distrai com o telefone numa conversa. Os próprios jovens estão preocupados com o tempo que passam diante da tela de seus smartphones: 52% deles, de 13 a 17 anos, relataram tomar medidas para reduzir o uso de celulares, mas também diminuir o tempo em mídias sociais (57%) e vídeo games (58%). Os dados são da nova pesquisa da Pew Research Center.
Leia toda a matéria! Acesse: https://www.mobiletime.com.br/noticias/
O bem-estar físico e emocional ligado ao uso da tecnologia é um dos elementos da Cidadania Digital apresentados pelo pesquisador americano Mike Ribble, um dos precursores do tema nas escolas. Acesse https://www.playground- inovacao.com.br/o-que-e-cidadania-digital/ Acesso em 20jan.2020 e conheça mais.
ATIVIDADE
O que postar nas redes sociais? Com qual objetivo? Com quem compartilhar? Que fotos colocar? Quem mais poderá acessar estas informações além dos meus amigos? Como elas podem afetar a minha imagem pessoal e profissional hoje e no futuro?
Tudo que
colocamos na internet deixa uma pegada e um rastro que ficarão registrados para
sempre. É a “marca
digital (“
Digital Footprint”) de cada um.
Isso é muito
sério, principalmente quando se trata de crianças e adolescentes que ainda não
atingiram uma maturidade emocional suficiente para entender as consequências da
sua exposição na rede em longo prazo.
A maioria dos pais se preocupa com a segurança dos filhos na internet e cria
bloqueios para que as crianças fiquem mais protegidas. O problema é que os
nativos digitais sabem como burlar esses controles.
ATIVIDADE 3 – DIGITAL TEM QUE SER SEM PRESSÃO!
O
#DigitalSemPressão segue mobilizado. No Dia da Internet Segura 2020, um grupo
incrível de adolescentes inspirados criou mais conteúdos para a campanha.
Confira o vídeo do processo criativo e os cartazes produzidos pelos grupos. Os
arquivos estão disponíveis para uso nas redes digitais e também na versão
impressa. E mais, confira a metodologia usada. Que tal mobilizar sua galera e
sua instituição para criar novas versões? Use a #DigitalSemPressão e marque a
@Safernetbr para podermos conhecer suas produções.
Na atividade 3 do Caderno do Aluno, você deve refletir e assinalar situações que você ou alguém conhecido já vivenciaram com o uso inadequado da internet.
A partir da atividade anterior, reflita sobre a exposição das pessoas nas redes sociais e a forma como isso pode impactar no comportamento social.
Ø Quais desafios à navegação pela internet sem os devidos cuidados pode apresentar?
Ø Você conhece alguém que já sofreu ameaça ou violência pelas redes sociais?
Ø De que forma a exposição sem limites pode prejudicar algumas pessoas?
Que tal treinar o seu Inglês?
Consegue ler o que esta escrito? Não entendeu alguma palavra? QUE TAL DESCOBRIR?
mídia
Habilidade socioemocional: |
Cultura Digital: Compreender,
utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma
crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais
(incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações,
produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria
na vida pessoal e coletiva. |
Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre: |
EF89TEC09 – Desenvolver processos de
produções autorais por meio de imagens, vídeos e textos com senso estético e
ético. |
Habilidades de recuperação (habilidades de
suporte): |
EF89TEC18: Realizar de forma contínua
produções de uma mídia digital específica e a análise crítica de textos
digitais em diferentes formatos |
Metodologia: |
A primeira atividade será propor uma
reflexão referente ao uso da internet.
ATIVIDADE 1 – NAVEGAR NA INTERNET É
SEGURO? Registre no seu caderno do aluno, 4 bimestre, suas conclusões. Em
seguida, leia o texto; ATIVIDADE
2 – QUEM CONTROLA O TEMPO? O tempo destinado às atividades on-line seja em
pesquisas, comunicação, redes
sociais outras atividades. Registre as atividades e o
tempo que ficam envolvidos nessas atividades on-line;
Leia o texto 54% dos adolescentes norte-americanos reconhecem que
gastam tempo demais no celular, os dados da pesquisa
americana do Pew Research. Observe a percepção sobre
o tempo que
você passa na telinha do celular;
ATIVIDADE -
PREENCHA A TABELA; ATIVIDADE 3 –
DIGITAL TEM QUE SER SEM PRESSÃO! Assistir ao vídeo: O #DigitalSemPressão; Na atividade 3 do Caderno do Aluno, você deve refletir e assinalar
situações que você ou alguém conhecido já vivenciaram com o uso
inadequado da internet.
A partir da atividade anterior, reflita sobre a exposição das pessoas nas
redes sociais e a forma
como isso pode
impactar no comportamento social; leitura de imagem: etiqueta
virtual e before you. |
Recursos: |
Divulgação no blog da escola, no facebook
profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e
Whatsapp do aluno. |
Quantidade de aulas do período: |
2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 09/10/2020);
1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno 2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 09/10/2020);
1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno |
Avaliação: |
Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação. A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp. |
Referências: |
https://www.mobiletime.com.br/noticias/ https://www.playground- inovacao.com.br/o-que-e-cidadania-digital/ https://www.otempo.com.br https://blog.contentools.com.br Caderno do aluno Tecnologia e Inovação;Caderno do professor tecnologia e Inovação;BNCC, PAN |
Observações: |
Link
do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/ |
Nenhum comentário:
Postar um comentário