Prof Denny - Arte
Estudantes, pense em uma música que você adora, de um artista ou banda que você acompanha há muitos anos. É muito provável que esta música que você pensou é o resultado de uma composição maravilhosa, PRODUZIDA por um profissional competente, tanto artisticamente como tecnicamente. Compositores, letristas, arranjadores – artistas e músicos – estão preocupados com a arte, poesia, interpretação, conteúdo emocional. Uma combinação de dons e habilidades que permitem ao artista conceber ideias interessantes. O ARTISTA se concentra na criação artística.
Você tem ideia como as demais linguagens artísticas (artes visuais, musica e dança) podem auxiliar na produção de pecas teatrais?
Conteúdo/tema Conhecimento priorizado |
Linguagens artísticas em um musical |
Objetivo geral |
Discutir a proposta e elaborar projeto com
os estudantes |
Uma vez que a música é concebida, através de uma gravação guia esboços em um guardanapo ou partituras, inicia-se o processo de PRODUÇÃO. Aqui, outro profissional, o PRODUTOR, deve trazer seus dons e habilidades e se concentrar numa nova etapa. A criação contém ideias, mensagens e emoções que nem sempre são claras para o ouvinte. Um produtor profissional estudou durante anos o processo de produção musical e analisou muitos casos de sucesso para extrair o melhor de uma composição.
A produção teatral pode ser dividida em funções, como o diretor de produção, incumbido do planejamento geral de uma montagem, e o produtor executivo, quem propriamente “coloca a mão na massa”.
Se você decidisse escrever um musical para o teatro, qual tema você escolheria e por quê?
APRECIE OS VÍDEOS:
CHICAGO
Chicago é
uma peça da década de 70, que ganhou uma nova produção na Broadway em 1996 e
segue em cartaz até hoje. A peça é extremamente envolvente, com música e dança
de altíssima de qualidade, no melhor estilo de “teatro de tablado” – sem
efeitos especiais, mas com figuro, elenco e orquestra fantásticos.
Frozen
O espetáculo com uma das transformações mais incríveis já realizadas em um palco. A troca de vestido da Elsa acontece quase que magicamente no meio da música “Let it Go”, um fenômeno que deixou críticos e espectadores de boca aberta. Há ainda uma música inédita, “Monster”, produzida exclusivamente para a peça, que foi muito bem recebida pelos amantes de Frozen.
La La Land - Cantando Estações | Trailer Legendado
SINOPSE E DETALHES - Livre
Ao chegar a Los Angeles o pianista de jazz
Sebastian (Ryan Gosling) conhece a atriz iniciante Mia (Emma Stone) e os dois
se apaixonam perdidamente. Em busca de oportunidades para suas carreiras na competitiva
cidade, os jovens tentam fazer o relacionamento amoroso dar certo enquanto
perseguem fama e sucesso.
ASSISTA AO FILME http://www.adorocinema.com/filmes/filme-229490/
DESAFIO
- Faça uma lista de ideias que possam ser abordadas em um musical.
Você pode buscar
inspiração em uma musica uma foto, um livro.
- Comece a escrever o seu musical, assim que tiver a ideia central faça um resumo do seu musical.
- Faça uma lista com as cenas do musical
- Desenhe cada cena utilizado o desenho de quadro a quadro o que você pretende transmitir
- Selecione as musicas de acordo com as cenas que você criou no final você vai organizar tudo: o resumo, o desenho e a musica;
NÃO FIQUE PREOCUPADO, é apenas um exercício de criação de ideias para um musical, um pequeno trecho do que você gostaria de fazer.
Habilidade socioemocional: |
Repertório cultural- valorizar e fruir
as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e
também, para participar
de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. |
Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre: |
Compreender a integração entre as linguagens artísticas. |
Habilidades de recuperação (habilidades de
suporte): |
Usar linguagens e mídias em situações de planejamento e desenvolvimento de projetos artístico musical. |
Metodologia: |
Sondagem: Você tem ideia como as demais linguagens artísticas (artes visuais, musica e dança) podem auxiliar na produção de pecas teatrais? Leitura do texto: ARTISTA se concentra na criação artística.Refletir: Se você decidisse escrever um musical para o teatro, qual tema você escolheria e por quê?Aprecie os vídeos e leia a sinopse: CHICAGO; Frozen; La La Land - Cantando Estações | Trailer Legendado. DESAFIO - NÃO FIQUE PREOCUPADO, é apenas um exercício de criação de ideias para um musical, um pequeno trecho do que você gostaria de fazer. sugestÃo: ASSISTA AO FILMEhttp://www.adorocinema.com/filmes/filme-229490/ |
Recursos: |
Divulgação no blog da escola, no facebook
profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e
Whatsapp do aluno. |
Quantidade de aulas do período: |
2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 09/10/2020);
1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno 2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 09/10/2020);
1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno |
Avaliação: |
Devolutiva das atividades e atribuição de
notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do
aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou
pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o
desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de
autoavaliação e recuperação. A atividade será proposta por link no Blog
da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor
pelo whatsapp. |
Referências:
|
http://www.play-r.com.br/o-que-e-producao-musical https://www.macunaima.com.br/blog/producao-teatral-falando-um-pouco-mais-sobre-o-assunto/ vídeos: CHICAGO https://youtu.be/Xx_eoxvYvc8 Frozen https://youtu.be/VQVpwNV1Gms https://vontadedeviajar.com/musicais-da-broadway-ny/ La La Land - Cantando Estações | Trailer
Legendado SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP. |
Observações:
|
Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/ |
Nenhum comentário:
Postar um comentário