segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Produção Musical

Prof Denny - Arte

Estudantes, pense em uma música que você adora, de um artista ou banda que você acompanha há muitos anos. É muito provável que esta música que você pensou é o resultado de uma composição maravilhosa, PRODUZIDA por um profissional competente, tanto artisticamente como tecnicamente. Compositores, letristas, arranjadores – artistas e músicos – estão preocupados com a arte, poesia, interpretação, conteúdo emocional. Uma combinação de dons e habilidades que permitem ao artista conceber ideias interessantes. O ARTISTA se concentra na criação artística.



Você tem ideia como as demais linguagens artísticas (artes visuais, musica e dança) podem auxiliar na produção de pecas teatrais?

Conteúdo/tema Conhecimento priorizado

Linguagens artísticas em um musical

Objetivo geral

Discutir a proposta e elaborar projeto com os estudantes

Uma vez que a música é concebida, através de uma gravação guia esboços em um guardanapo ou partituras, inicia-se o processo de PRODUÇÃO. Aqui, outro profissional, o PRODUTOR, deve trazer seus dons e habilidades e se concentrar numa nova etapa. A criação contém ideias, mensagens e emoções que nem sempre são claras para o ouvinte. Um produtor profissional estudou durante anos o processo de produção musical e analisou muitos casos de sucesso para extrair o melhor de uma composição.

A produção teatral pode ser dividida em funções, como o diretor de produção, incumbido do planejamento geral de uma montagem, e o produtor executivo, quem propriamente “coloca a mão na massa”.

Se você decidisse escrever um musical para o teatro, qual tema você escolheria e por quê?

APRECIE OS VÍDEOS:

CHICAGO

Chicago é uma peça da década de 70, que ganhou uma nova produção na Broadway em 1996 e segue em cartaz até hoje. A peça é extremamente envolvente, com música e dança de altíssima de qualidade, no melhor estilo de “teatro de tablado” – sem efeitos especiais, mas com figuro, elenco e orquestra fantásticos.

 

Frozen

O espetáculo com uma das transformações mais incríveis já realizadas em um palco. A troca de vestido da Elsa acontece quase que magicamente no meio da música “Let it Go”, um fenômeno que deixou críticos e espectadores de boca aberta. Há ainda uma música inédita, “Monster”, produzida exclusivamente para a peça, que foi muito bem recebida pelos amantes de Frozen

 

La La Land - Cantando Estações | Trailer Legendado

SINOPSE E DETALHES - Livre

Ao chegar a Los Angeles o pianista de jazz Sebastian (Ryan Gosling) conhece a atriz iniciante Mia (Emma Stone) e os dois se apaixonam perdidamente. Em busca de oportunidades para suas carreiras na competitiva cidade, os jovens tentam fazer o relacionamento amoroso dar certo enquanto perseguem fama e sucesso.

 

ASSISTA AO FILME http://www.adorocinema.com/filmes/filme-229490/

 

DESAFIO

  • Faça uma lista de ideias que possam ser abordadas em um musical.

Você pode buscar inspiração em uma musica uma foto, um livro.

  • Comece a escrever o seu musical, assim que tiver a ideia central faça um resumo do seu musical.
  • Faça uma lista com as cenas do musical
  • Desenhe cada cena utilizado o desenho de quadro a quadro o que você pretende transmitir
  • Selecione as musicas de acordo com as cenas que você criou no final você vai organizar tudo: o resumo, o desenho e a musica;

NÃO FIQUE PREOCUPADO, é apenas um exercício de criação de ideias para um musical, um pequeno trecho do que você gostaria de fazer.

Habilidade socioemocional:

Repertório cultural- valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também, para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre:

Compreender a integração entre as linguagens artísticas.

Habilidades de recuperação (habilidades de suporte):

Usar linguagens e mídias em situações de planejamento e desenvolvimento de projetos artístico musical.

Metodologia:

Sondagem: Você tem ideia como as demais linguagens artísticas (artes visuais, musica e dança) podem auxiliar na produção de pecas teatrais? Leitura do texto: ARTISTA se concentra na criação artística.Refletir: Se você decidisse escrever um musical para o teatro, qual tema você escolheria e por quê?Aprecie os vídeos e leia a sinopse: CHICAGO; Frozen; La La Land - Cantando Estações | Trailer Legendado.

DESAFIO - NÃO FIQUE PREOCUPADO, é apenas um exercício de criação de ideias para um musical, um pequeno trecho do que você gostaria de fazer.

sugestÃo:

ASSISTA AO FILMEhttp://www.adorocinema.com/filmes/filme-229490/

Recursos:

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas do período:

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 09/10/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 09/10/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

Avaliação:

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.

A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp.

 

 

Referências:

 

 

 

 

 

 

 

 

http://www.play-r.com.br/o-que-e-producao-musical

https://www.macunaima.com.br/blog/producao-teatral-falando-um-pouco-mais-sobre-o-assunto/ 

vídeos:

CHICAGO https://youtu.be/Xx_eoxvYvc8

Frozen https://youtu.be/VQVpwNV1Gms

https://vontadedeviajar.com/musicais-da-broadway-ny/

La La Land - Cantando Estações | Trailer Legendado

https://youtu.be/0KpWc-cwQtY

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP.

Observações:

 

Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário