Prof Denny - Arte
Estudantes, ao estabelecermos familiaridade com o texto dramatizado, percebemos que ele se assemelha ao narrativo no tocante a vários aspectos, tais como, personagens, enredo, tempo e espaço. Entretanto, diferenças também se acentuam, visto que no texto teatral, a interação entre os interlocutores é estabelecida por meio da própria representação, ora manifestada pelo discurso direto. Tal fato condiciona-se à ausência do próprio narrador, pois é mediante a desenvoltura dos próprios personagens que o enredo é paulatinamente retratado.
Outro aspecto bastante peculiar reside na atribuição dada ao conflito, elemento primordial no gênero em questão. Em meio ao desenrolar do diálogo cria-se uma situação conflituosa caracterizada por uma oposição e uma luta de vontades entre os personagens, condicionando a plateia/leitor a criar uma expectativa em relação aos fatos presenciados ou lidos.
Conteúdo/tema Conhecimento priorizado |
Texto Teatral |
Objetivo geral |
Analisar processos já realizados nos
bimestres anteriores para dar continuidade aos projetos individuais ou
colaborativos. |
Você sabe o que é gramática teatral?
Aproveite para conferir a videoaula sobre o assunto:
LINGUAGEM TEATRAL
Para que possamos constatar acerca de como tais pressupostos se materializam, analisaremos, pois, alguns fragmentos inerentes à peça intitulada O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna:
[...]
JOÃO
GRILO
Ele diz
“à misericórdia”, porque sabe que, se fôssemos julgados pela justiça, toda a
nação seria condenada.
PALHAÇO
Auto da
Compadecida! (Cantando.) Tombei, tombei, mandei tombar!
ATORES,
respondendo ao canto
Perna
fina no meio do mar.
PALHAÇO
0i, eu
vou ali e volto já.
ATORES,
saindo
Oi,
cabeça de bode não tem que chupar.
PALHAÇO
O
distinto público imagine à sua direita uma igreja, da qual o centro do palco
será o pátio. A saída para a rua é à sua esquerda. (Essa fala dará ideia da cena,
se adotar uma encenação mais simplificada e pode ser conservada mesmo que se
monte um cenário mais rico.) O resto é com os atores.
Aqui
pode-se tocar uma música alegre e o Palhaço sai dançando. Uma pequena pausa e
entram Chicó e João Grilo.
JOÃO
GRILO
E ele
vem? Eu estou desconfiado, Chicó. Você é tão sem confiança!
CHICÓ
Eu, sem
confiança? Que é isso, João, está me desconhecendo? Juro como ele vem. Quer
benzer o cachorro da mulher para ver se o bicho não morre. A dificuldade não é
ele vir, é o padre benzer. O bispo está aí e tenho certeza de que o Padre João
não vai querer benzer o cachorro.
JOÃO
GRILO
Não vai
benzer? Por quê? Que é que um cachorro tem de mais?
CHICÓ
Bom, eu
digo assim porque sei como esse povo é cheio de coisas, mas não é nada de mais.
[...]
Situamo-nos diante de uma considerável peça que constitui o cenário das artes cênicas, na qual o autor propõe-se a retratar temas universais, tais como a avareza e suas inevitáveis consequências – atitude esta, abominável diante dos preceitos ligados ao Cristianismo. Sendo assim, a obra revela essa estreita intimidade estabelecida entre as relações humanas e o divino.
Familiarizados com o enredo, podemos
identificar outras características que o demarcam, como é o caso da fala direta
dos personagens, bem como a presença de parênteses seguidos de seus respectivos
enunciados linguísticos. Ressalta-se para o fato de que estes recebem uma
denominação específica, caracterizados por rubricas, as quais descrevem os
elementos que compõem a ação, como, atitude dos personagens, movimentação entre
estes, postura corporal e demais procedimentos.
Não podemos, aqui, deixar de mencionar acerca
dos outros elementos que, juntamente com os personagens, colaboram para a
concretude da arte em questão. Entre eles citamos: a música, arquitetura,
pintura, a arte indumentária (o figurino), iluminação, o mobiliário usado na
representação, maquiagem, sonoplastia e contrarregra.
ATIVIDADE
Elementos do teatro - localizem as palavras
Desafio
Escrever um texto dramático
Informações
sobre o gênero: O texto dramático pode ter apenas função literária, mas
seu principal objetivo é ser encenado. É dessa maneira que o gênero se mantém
“vivo e atual”, pois cada nova encenação pode trazer algo diferente, tendo em
vista quem atua quem dirige e quem vai assistir a apresentação. Justamente
porque as pessoas vão ao teatro para "assistir" alguma coisa, o texto
dramático conta com muitos elementos visuais, descritos
em marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias” ou rubricas”).
Essas marcas podem orientar quanto à ambientação, cenário, iluminação, roupas,
gestos, vozes dos personagens, entre outros... Em geral esse é um texto sem
narrador e é comum que a obra seja, em sua maior parte, dialogada. Outra
característica do gênero é a “concentração no conflito” ou no “drama”, como o
próprio nome anuncia, para isso o antagonismo na construção dos personagens é
importante, bem como a expectativa gerada com o desenlace do conflito.
Características do Texto Teatral
Textos encenados
Gênero narrativo
Diálogo entre personagens
Discurso direto
Atores, plateia e palco.
Cenário, figurino e
sonoplastia·.
Linguagem corporal e gestual
Ausência de narrador
- Escolha um tema ou temática a serem abordados
- Pesquisem imagens textos musicas que poderão ser à base da construção da sua historia
- Junte suas ideias, as imagens e escreva o texto.
Habilidade socioemocional: |
Repertório cultural- valorizar e fruir
as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e
também, para participar
de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. |
Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre: |
Esboçar projetos individuais ou
colaborativos como condutores de espaço para a apresentação do fazer artístico
da comunidade escolar e/ou do seu entorno. |
Habilidades de recuperação (habilidades de
suporte): |
Analisar processos já realizados nos
bimestres anteriores para dar continuidade aos projetos individuais ou
colaborativos. |
Metodologia: |
Sondagem: Você sabe o que é gramática teatral?Leitura: texto dramatizado; assistir a videoaula sobre o assunto; Apreciação de imagem; leitura do fragmento da peça intitulada O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna; O que o autor retrata; ATIVIDADE - Elementos do teatro - localizem as palavras Desafio-Escrever um texto dramático; Leitura do texto de apoio: Características do Texto Teatral |
Recursos: |
Divulgação no blog da escola, no facebook
profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp
do aluno. |
Quantidade de aulas do período: |
2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 09/10/2020);
1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno 2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 09/10/2020);
1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno |
Avaliação: |
Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação. A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp. |
Referências:
|
Videoaula https://youtu.be/9pq01NqrnhM http://www.unirio.br/cla/ppgac_pt/poeticas-da-cena-e-do-texto-teatral-pct https://www.portugues.com.br/redacao/o-texto-teatral---uma-linguagem-encenada-.html SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação. SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação. Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP. |
Observações:
|
Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/ |
Nenhum comentário:
Postar um comentário