segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Texto Teatral

 Prof Denny - Arte

Estudantes, ao estabelecermos familiaridade com o texto dramatizado, percebemos que ele se assemelha ao narrativo no tocante a vários aspectos, tais como, personagens, enredo, tempo e espaço. Entretanto, diferenças também se acentuam, visto que no texto teatral, a interação entre os interlocutores é estabelecida por meio da própria representação, ora manifestada pelo discurso direto. Tal fato condiciona-se à ausência do próprio narrador, pois é mediante a desenvoltura dos próprios personagens que o enredo é paulatinamente retratado.

Outro aspecto bastante peculiar reside na atribuição dada ao conflito, elemento primordial no gênero em questão. Em meio ao desenrolar do diálogo cria-se uma situação conflituosa caracterizada por uma oposição e uma luta de vontades entre os personagens, condicionando a plateia/leitor a criar uma expectativa em relação aos fatos presenciados ou lidos.

Conteúdo/tema Conhecimento priorizado

Texto Teatral

Objetivo geral

Analisar processos já realizados nos bimestres anteriores para dar continuidade aos projetos individuais ou colaborativos.

Você sabe o que é gramática teatral?


Aproveite para conferir a videoaula sobre o assunto:

LINGUAGEM TEATRAL


 TEXTO TEATRAL



Para que possamos constatar acerca de como tais pressupostos se materializam, analisaremos, pois, alguns fragmentos inerentes à peça intitulada O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna:



[...]

JOÃO GRILO
Ele diz “à misericórdia”, porque sabe que, se fôssemos julgados pela justiça, toda a nação seria condenada.

PALHAÇO
Auto da Compadecida! (Cantando.) Tombei, tombei, mandei tombar!
ATORES, respondendo ao canto
Perna fina no meio do mar.

PALHAÇO
0i, eu vou ali e volto já.
ATORES, saindo
Oi, cabeça de bode não tem que chupar.

PALHAÇO
O distinto público imagine à sua direita uma igreja, da qual o centro do palco será o pátio. A saída para a rua é à sua esquerda. (Essa fala dará ideia da cena, se adotar uma encenação mais simplificada e pode ser conservada mesmo que se monte um cenário mais rico.) O resto é com os atores.

Aqui pode-se tocar uma música alegre e o Palhaço sai dançando. Uma pequena pausa e entram Chicó e João Grilo.

JOÃO GRILO
E ele vem? Eu estou desconfiado, Chicó. Você é tão sem confiança!

CHICÓ
Eu, sem confiança? Que é isso, João, está me desconhecendo? Juro como ele vem. Quer benzer o cachorro da mulher para ver se o bicho não morre. A dificuldade não é ele vir, é o padre benzer. O bispo está aí e tenho certeza de que o Padre João não vai querer benzer o cachorro.

JOÃO GRILO
Não vai benzer? Por quê? Que é que um cachorro tem de mais?

CHICÓ
Bom, eu digo assim porque sei como esse povo é cheio de coisas, mas não é nada de mais.
[...]

Situamo-nos diante de uma considerável peça que constitui o cenário das artes cênicas, na qual o autor propõe-se a retratar temas universais, tais como a avareza e suas inevitáveis consequências – atitude esta, abominável diante dos preceitos ligados ao Cristianismo. Sendo assim, a obra revela essa estreita intimidade estabelecida entre as relações humanas e o divino.


Familiarizados com o enredo, podemos identificar outras características que o demarcam, como é o caso da fala direta dos personagens, bem como a presença de parênteses seguidos de seus respectivos enunciados linguísticos. Ressalta-se para o fato de que estes recebem uma denominação específica, caracterizados por rubricas, as quais descrevem os elementos que compõem a ação, como, atitude dos personagens, movimentação entre estes, postura corporal e demais procedimentos.

Não podemos, aqui, deixar de mencionar acerca dos outros elementos que, juntamente com os personagens, colaboram para a concretude da arte em questão. Entre eles citamos: a música, arquitetura, pintura, a arte indumentária (o figurino), iluminação, o mobiliário usado na representação, maquiagem, sonoplastia e contrarregra.

ATIVIDADE

Elementos do teatro - localizem as palavras

 


 

Desafio

Escrever um texto dramático

Informações sobre o gênero: O texto dramático pode ter apenas função literária, mas seu principal objetivo é ser encenado. É dessa maneira que o gênero se mantém “vivo e atual”, pois cada nova encenação pode trazer algo diferente, tendo em vista quem atua quem dirige e quem vai assistir a apresentação. Justamente porque as pessoas vão ao teatro para "assistir" alguma coisa, o texto dramático conta com muitos elementos visuais, descritos em marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias” ou rubricas”). Essas marcas podem orientar quanto à ambientação, cenário, iluminação, roupas, gestos, vozes dos personagens, entre outros... Em geral esse é um texto sem narrador e é comum que a obra seja, em sua maior parte, dialogada. Outra característica do gênero é a “concentração no conflito” ou no “drama”, como o próprio nome anuncia, para isso o antagonismo na construção dos personagens é importante, bem como a expectativa gerada com o desenlace do conflito. 

Características do Texto Teatral

Textos encenados

Gênero narrativo

Diálogo entre personagens

Discurso direto

Atores, plateia e palco.

Cenário, figurino e sonoplastia·.

Linguagem corporal e gestual

Ausência de narrador

ATIVIDADE

  • Escolha um tema ou temática a serem abordados
  • Pesquisem imagens textos musicas que poderão ser à base da construção da sua historia
  • Junte suas ideias, as imagens e escreva o texto.


Habilidade socioemocional:

Repertório cultural- valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também, para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre:

Esboçar projetos individuais ou colaborativos como condutores de espaço para a apresentação do fazer artístico da comunidade escolar e/ou do seu entorno.

Habilidades de recuperação (habilidades de suporte):

Analisar processos já realizados nos bimestres anteriores para dar continuidade aos projetos individuais ou colaborativos.

Metodologia:

Sondagem: Você sabe o que é gramática teatral?Leitura: texto dramatizado; assistir a videoaula sobre o assunto; Apreciação de imagem; leitura do fragmento da peça intitulada O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna; O que o autor retrata; ATIVIDADE - Elementos do teatro - localizem as palavras Desafio-Escrever um texto dramático; Leitura do texto de apoio: Características do Texto Teatral

Recursos:

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas do período:

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 09/10/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 09/10/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

Avaliação:

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação. A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp.

 

 

Referências:

 

 

 

 

 

 

 

 

Videoaula https://youtu.be/9pq01NqrnhM

https://youtu.be/EDZGmPM9shI

http://www.unirio.br/cla/ppgac_pt/poeticas-da-cena-e-do-texto-teatral-pct

https://www.portugues.com.br/redacao/o-texto-teatral---uma-linguagem-encenada-.html

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação. SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação. Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP.

Observações:

 

Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário