quarta-feira, 11 de novembro de 2020

GUIA DE APRENDIZAGEM 3 MÉDIO – 4.º bimestre/2020

 


E. E. “PROFESSORA MARIA EUNICE BORGES DE MIRANDA REIS”

DIRETORIA DE ENSINO DE BAURU

GUIA DE APRENDIZAGEM

3 MEDIO – 4.º bimestre/2020

Professor: Adenilson Jesus Furlan

Componente curricular: ARTE

Justificativa da unidade: Neste bimestre, o estudante vai entrar em contato com a linguagem teatral, numa interface com recursos tecnológicos mídias digitais em produção artística, relacionadas com o campo do teatro num contexto de hibridismo, reconhecer conceitos, procedimentos e conteúdos investigados e experimentados em Arte durante o ano letivo. Além disso, vai conhecer as profissões contemporâneas que dialogam com o teatro, ampliando assim as possibilidades de escolha na construção e incorporação de conhecimentos e valores que permitam a tomada de decisões no campo profissional e o desenvolvimento das habilidades e competências do século XXI.

Objetivos institucionais gerais:Elaborar um projeto artístico que relacione as artes visuais, a dança, a música, o teatro e as tecnologias digitais. A proposta para o ensino de Arte na 3ª série do Ensino Médio foi pensada dentro do contexto do século XXI, cujo aspecto considerado mais importante foi à visão sistêmica de mundo frente à realidade. Dialogar arte, com a ciência e a tecnologia integrar a proposta de trabalho com as linguagens artísticas (dança, música, teatro e artes visuais), no qual o corpo, as imagens, os sons, o espaço e as tecnologias digitais. Reconhecer conceitos, procedimentos e conteúdos investigados e experimentados em Arte durante o ano letivo.

Atividades didáticas-Tema: Discutindo a proposta e elaborando o Projeto com os estudantes – Apresentação – Teatro; As atividades indicadas a seguir promovem o desenvolvimento de habilidades propostas, por meio de pesquisas sobre profissões e profissionais do teatro, experimentações e estudos sobre processos individuais, coletivos e/ou colaborativos de criação e produção de um espetáculo teatral.

Conteúdos: O teatro como fruto de         uma    construção simbólica coletiva de diferentes profissionais            A produção teatral e o mundo do trabalho; O Teatro Digital           e suas características        de desterritorialização; Suportes e ferramentas para a produção nas linguagens artísticas; O uso dos códigos verbais e não verbais em manifestação artística divulgação, apresentação           e registro; Atividade 1: Apreciação; Atividade 2: Ação expressiva; Atividade 3: Ação Expressiva; Atividade 4: Apresentação; O que eu aprendi?

Habilidades cognitivas: recuperação e aprofundamento: Reconhecer conceitos, procedimentos e conteúdos investigados e experimentados em Arte durante o ano letivo; Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo tendo em vista o objetivo comum, respeitando as poéticas e potencialidades individuais; Operar com diferentes ferramentas tecnológicas, de forma a compreender a hibridização das linguagens e suas possibilidades dentro das artes; Reconhecer as mudanças de paradigma no teatro atual, possibilitando uma compreensão        dos processos que norteiam a arte contemporânea; Estabelecer comunicabilidade por meio da utilização dos códigos verbais e não verbais.

Habilidades cognitivas: essenciais- Sistematizar e organizar material de pesquisa; Compreender a integração entre as linguagens artísticas; Compreender a relação entre Arte, Ciência e Tecnologia; Entender o que é um projeto e seus elementos básicos.

Atividades autodidáticas: As atividades serão propostas para os alunos através de roteiro e disponibilizadas no Blog da escola. A interação com o aluno será feita via whatsapp, facebook profissional e blog da Unidade Escolar, com a participação do professor para tirar suas dúvidas.  As aulas propostas pelo CMSP serão acompanhadas pelo aluno e professor

Atividades didático-cooperativas: Interação pelas ferramentas tecnologias utilizada pela Unidade escolar; postagem blog da escola, facebook profissional e da Unidade Escolar e /ou whatsapp individual, proporcionando aos estudantes com dificuldades, deficiência, a oportunidade de construir e ampliar sua própria aprendizagem, em colaboração com toda a turma e a mediação do professor.

Atividades complementares: Localizar informações explícitas em um texto; Inferir uma informação implícita em um texto; Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).

Critérios de avaliação: É importante que o aluno realize registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com os momentos de avaliação e recuperação. Ao final de cada linguagem, no item “O que eu aprendi?”, registrar, em seus cadernos, o que e como aprenderam, descrevendo as experimentações e vivências na construção de um portfólio com toda produção artística.A avaliação e recuperação proposta neste material são diagnóstica, processual e continua em todos os momentos de prática pedagógica, nos quais podemos incluir diferentes maneiras de acompanhar, avaliar e recuperar as aprendizagens através das ferramentas tecnológicas como o whatsapp, blog da Unidade Escolar e Facebook profissional do professor.Recuperação em Arte é importante adotar a postura de não estabelecer critérios de comparação, oferecer possibilidades para que os estudantes alcancem os objetivos esperados de forma contínua durante as realizações das atividades da disciplina e também promovendo as habilidades de LP e Matemática propostas no PAN e estar atento às dificuldades expostas na realização das atividades para propor soluções.Para os alunos sem possibilidade de acesso as tecnologias digitais, realizando a entrega no retorno às aulas presenciais. . A Unidade escolar disponibiliza material impresso aos estudantes.

Temas transversais: Ética e Pluralidade Cultural

Habilidade de Língua Portuguesa: Analisar textos que transcrevem a fala ou que fazem interagir linguagens verbais e não verbal, tais como as relações entre legenda e fotografia etc. Língua Portuguesa – ADE/2020 – habilidades defasadas: localizar informação explícita em um texto.

Valores: O respeito à: vida, natureza, raças, etnias, cultura, origem, a equidade e justiça.

Habilidades socioemocionais: REPERTÓRIO CULTURAL: Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência         crítica e responsabilidade.

Fontes de referência (Professor)

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/.SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Arte: Caderno do professor. São Paulo: SEE, 2009; SPOLIN Viola. Improvisação para o teatro. 5. Ed. São Paulo: Perspectiva, 2005. PANFontes de referência (Estudante)Faculdade    de       Teatro.·.https://www.guiadacarreira.com.br/cursos/faculdade-de-teatro/.  Fazer teatro: 7 motivos para começar as aulas o quanto antes. https://www.macunaima.com.br/vivaarteviva/fazer-teatro-7-motivos-para-comecar-as- aulas-o-quanto-antes/.ps://bels.art.br/motivos-

Fontes de referência (Estudante)

Faculdade    de       Teatro.·.https://www.guiadacarreira.com.br/cursos/faculdade-de-teatro/.  Fazer teatro: 7 motivos para começar as aulas o quanto antes. https://www.macunaima.com.br/vivaarteviva/fazer-teatro-7-motivos-para-comecar-as- aulas-o-quanto-antes/.

8 MOTIVOS PARA VOCÊ FAZER CURSO DE TEATRO.https://belas.art.br/motivos-para-fazer-curso-de-teatro/.Processos contemporâneos de criação em teatro. Está indicado, a seguir, o trecho do documentário “Rastros” de processo colaborativo. https://www.youtube.com/watch?v=UPiWZD2FWM4.Documentário “Teatro e Circunstância: Caixa preta e outros espaços convencionais”. https://www.youtube.com/watch?v=uaatGZcuUtU.FORD KA – Dirija Minha História – Fernanda Paes Leme. https://www.youtube.com/watch?v=2xgYHyb0R2E.Reportagem – O que é Projeção Mapeada? https://www.youtube.com/watch?v=EgPnYwJSxZ4.Teatro da       Vertigem:       26       anos   de       história. https://www.youtube.com/watch?v=8VVqY_KoDv4.Peça Bom Retiro 958 metros propõem caminhada pelo bairro paulistano. https://www.youtube.com/watch?v=DuVIBCsrvR0.Bom Retiro 958 metros Teatro da Vertigem Sobe o Pano Sinopse em Vídeo. https://www.youtube.com/watch?v=5L1kVtotGlc.Materiais disponíveis em casa; Caderno do aluno. Centro de Mídias SP


Nenhum comentário:

Postar um comentário