E. E. “PROFESSORA MARIA EUNICE BORGES DE MIRANDA REIS”
DIRETORIA DE ENSINO DE BAURU
GUIA DE APRENDIZAGEM
8 ANO – 4.º bimestre/2020
Professor: Adenilson Jesus Furlan
Componente curricular: ARTE
Justificativa da unidade: Nesta situação de aprendizagem estão previstas atividades para levantar os conhecimentos prévios, ampliar repertório, propiciar momentos de pesquisa, apreciação, análise dos elementos que constituem as modalidades do desenho, pinturas, modelagens, produzidos por culturas indígenas (brasileiras e latino-americanas) e africanas. Vai colocá-los em contato com obras de diferentes épocas e ampliar experiências com diferentes contextos e práticas artísticos- visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar o repertório imagético.
Objetivos institucionais gerais: pesquisar e
analisar as modalidades de modelagem e escultura e os seus elementos
constitutivos, das culturas indígenas (brasileira e latino-americana) e africanas de diferentes épocas. Ampliar experiências com diferentes
contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. Reconhecer conceitos, procedimentos e
conteúdos investigados e experimentados em Arte
durante o ano letivo.
Atividades didáticas – Conteúdos; Situação de Aprendizagem I; Objetos; de Conhecimento; Contextos e Práticas; Desenho; Pintura; Modelagem; Esculturas; Objetos de Conhecimento: Contextos e Práticas; Elementos constitutivos das diferentes modalidades; Atividade 1 – Sondagem; Atividade 2 – Apreciação; Atividade 3 - Ação Expressiva I; Atividade 4 - Ação Expressiva II; Atividade 5 - Ação Expressiva III; Avaliação e; recuperação; Situação de Aprendizagem II; Objetos de conhecimento: contextos e Práticas.Diferentes estilos visuais das culturas indígenas (brasileiras e latino-americanas) e africanas; Objetos de conhecimento: Processo de Criação; Processos de criação em artes visuais; Materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais; Atividade 1 – Sondagem; Atividade 2 – Apreciação; Atividade 3 - Ação Expressiva I.Atividade 4 - Ação Expressiva II; Avaliação e recuperação; Situação de Aprendizagem III.Objetos de conhecimento: Contextos e Práticas; Situações nas quais as modalidades das artes visuais se integram à linguagem musical, à coreografia e ao design de moda e de figurinos; Objetos de conhecimento: Matrizes estéticas e culturais; Aspectos históricos, sociais e políticos das produções artísticas; Categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.); Atividade 1 – Sondagem; Atividade 2 – Apreciação; Atividade 3 - Ação Expressiva I; Avaliação e recuperação.
Habilidades cognitivas: recuperação e
aprofundamento
(EF08AR01) Pesquisar, apreciar e analisar desenho, pintura, modelagem, escultura e outras modalidades produzidas por culturas indígenas (brasileiras e latino-americanas) e africanas de diferentes épocas, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.(EF08AR04) Analisar os elementos constitutivos das diferentes modalidades produzidas por culturas indígenas (brasileiras e latino-americanas) e africanas de diferentes épocas.(EF08AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais de culturas indígenas (brasileiras e latino-americanas) e africanas, contextualizando-os no tempo e no espaço.(EF08AR03) Analisar situações nas quais as modalidades das artes visuais se integram à linguagem musical, à coreografia e ao design de moda e de figurinos.(EF69AR33) Analisar aspectos históricos, sociais e políticos das produções artísticas, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.).(EF08AR20) Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais.
Habilidades cognitivas: essenciais
(EF08AR21) Explorar e analisar instrumentos de matriz indígena e africana em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.(EF08AR11) Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.(EF08AR13) Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras manifestações de dança de matriz indígena, africana e afro brasileira como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo.(EF08AR24) Reconhecer e apreciar artistas, grupos, coletivos cênicos e manifestaçõescênicas de matriz indígena, africana e afro brasileira de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional.(EF08AR25) Investigar, identificar e analisar poéticas pessoais em diferentes tempos e espaços, inclusive no contexto paulista e brasileiro, relacionando o teatro às diferentes dimensões da vida em sociedade e aprimorando a capacidade de apreciação estética teatral.(EF08AR01) Pesquisar, apreciar e analisar desenho, pintura, modelagem, escultura e outras modalidades produzidas por culturas indígenas (brasileiras e latino-americanas) e africanas de diferentes épocas, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.(EF08AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais de culturas indígenas (brasileiras e latino-americanas) e africanas, contextualizando-os no tempo e no espaço.
Atividades autodidáticas: As atividades serão
propostas para os alunos através de roteiro e disponibilizadas no Blog da
escola. A interação com o aluno será feita via whatsapp, facebook profissional
e blog da Unidade Escolar, com a participação do professor para tirar suas
dúvidas. As aulas propostas pelo CMSP
serão acompanhadas pelo aluno e professor
Atividades didático-cooperativas: Interação
pelas ferramentas tecnologias utilizada pela Unidade escolar; postagem blog da
escola, facebook profissional e da Unidade Escolar e /ou whatsapp individual,
proporcionando aos estudantes com dificuldades, deficiência, a oportunidade de
construir e ampliar sua própria aprendizagem, em colaboração com toda a turma e
a mediação do professor.
Atividades complementares: Localizar
informações explícitas em um texto; Inferir uma informação implícita em um
texto; Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas,
quadrinhos, foto etc.).
Critérios de avaliação: É importante que o aluno realize registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com os momentos de avaliação e recuperação. Ao final de cada linguagem, no item “O que eu aprendi?”, registrar, em seus cadernos, o que e como aprenderam, descrevendo as experimentações e vivências na construção de um portfólio com toda produção artística.A avaliação e recuperação proposta neste material são diagnóstica, processual e continua em todos os momentos de prática pedagógica, nos quais podemos incluir diferentes maneiras de acompanhar, avaliar e recuperar as aprendizagens através das ferramentas tecnológicas como o whatsapp, blog da Unidade Escolar e Facebook profissional do professor.Recuperação em Arte é importante adotar a postura de não estabelecer critérios de comparação, oferecer possibilidades para que os estudantes alcancem os objetivos esperados de forma contínua durante as realizações das atividades da disciplina e também promovendo as habilidades de LP e Matemática propostas no PAN e estar atento às dificuldades expostas na realização das atividades para propor soluções.Para os alunos sem possibilidade de acesso as tecnologias digitais, realizando a entrega no retorno às aulas presenciais. . A Unidade escolar disponibiliza material impresso aos estudantes.
Temas transversais: Ética e Pluralidade Cultural
Habilidade de Língua Portuguesa: Analisar
textos que transcrevem a fala ou que fazem interagir linguagens verbais e não
verbal, tais como as relações entre legenda e fotografia etc. Língua Portuguesa
– ADE/2020 – habilidades defasadas: localizar informação explícita em um texto.
Valores: O
respeito à: vida, natureza, raças, etnias, cultura, origem, a equidade e
justiça.
Habilidades socioemocionais: REPERTÓRIO CULTURAL:
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais
às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural.
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e
apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe
possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer
escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com
liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
Fontes de referência (Professor)
CHILVERS, Ian (org.). Dicionário Oxford de arte. Tradução Marcelo Brandão Cipolla. 2. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.SÃO PAULO (ESTADO) SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Material de apoio aoCurrículo do Estado de São Paulo: caderno do professor; arte, ensino fundamental – anos finais 7a série / 8o ano / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini. São Paulo: SE, 2014.WÖLFFLIN, H. Conceitos fundamentais da história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1996. BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. BRASIL + 500: MOSTRA DO REDESCOBRIMENTO - Guia do Redescobrimento, Folha de São Paulo, 2000; ARRUDA, Jacqueline; VENTRELLA, Roseli. Link da Arte – Coleção. 1 ed.. São Paulo: Escala Educacional, 2002; BNCC; PAN.
Fontes de referência (Estudante)
Arte Indígena Arte indígena Latino-americana - Museu de Arte indígena Contemporânea -. Arte Africana - da arte rupestre à época moderna - Arte africana: . Os povos indígenas na América Latina; Pintura Corporal -Krikati - Pintura corporal;Grafismo Indígena; Maquiagem Africana - MIRA! - Artes Visuais Contemporâneas Indígenas; Plumária (Featherwork); El valor Del arte indígena mexicano; Máscaras Africanas I; Museu Nacional. Arte Indígena Latino Americana; “Pablo Picasso e sua obra”: Picasso - Máscaras Africanas - Studio de Dança Michelle Borges; A relação entre Arte e Moda Arte e moda; Caderno do aluno; CMSP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário