quarta-feira, 11 de novembro de 2020

GUIA DE APRENDIZAGEM 9 ANO – 4.º bimestre/2020

 

E. E. “PROFESSORA MARIA EUNICE BORGES DE MIRANDA REIS”

DIRETORIA DE ENSINO DE BAURU

GUIA DE APRENDIZAGEM

9 ANO – 4.º bimestre/2020

Professor: Adenilson Jesus Furlan

Componente curricular: ARTE

Justificativa da unidade. Nesta situação de aprendizagem estão previstas atividades para levantar os conhecimentos prévios, ampliar repertório, propiciar momentos de pesquisa, apreciação, sobre fotografia, grafite, escultura e intervenção e alguns estilos dessas modalidades artísticas. A apreciação de algumas obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes matrizes estéticas e culturais, a fim de ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais, cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético dos estudantes. É importante que o estudante acompanhe as atividades, realizando observações e registros, para realizar intervenções e retomada. Para envolver os estudantes na aprendizagem mais interativa e significativa, este material propõe demonstrar uma maneira de utilizar a tecnologia no cotidiano, como ferramenta pedagógica,

Objetivos institucionais gerais: Reconhecer conceitos, procedimentos e conteúdos investigados e experimentados em Arte durante o ano letivo; explorar com os estudantes a respeito da experiência que possuem com produções e artistas contemporâneos, sobre Arte Contemporânea; investigar que ela traz questionamentos e obras com temas atuais e cotidianos, não priorizando o objeto artístico final e sim a ideia, o conceito e a atitude do artista. Apreciar que várias produções artísticas ocupam os diferentes espaços das nossas cidades, como por exemplo: pinturas, esculturas, murais, monumentos, apresentações teatrais e de dança ao ar livre, performances, instalações, intervenções e outros tipos de produções que geralmente não percebemos, e perceber que qualquer linguagem artística pode ocupar o espaço de forma efêmera (temporariamente) ou fixa e que, na maioria das vezes, é uma iniciativa de pessoas ligadas à arte; ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais, cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético dos estudantes.

Atividades didáticas – Conteúdos: Situação de Aprendizagem I; Objetos de conhecimento: Contextos e práticas; Fotografia, Grafite, Escultura, Intervenção, Arte Pública Contemporânea.

Objetos de conhecimento: Contextos e práticas; Diferentes estilos visuais da fotografia, do grafite, da escultura e da intervenção; Objetos de conhecimento: Elementos da linguagem; Elementos constitutivos da fotografia, do grafite e da intervenção; Objeto deconhecimento: Contextos e práticas; Práticas artísticas; Atividade 1 – Sondagem; Atividade 2 – Apreciação I; Atividade 3 - Apreciação II; Atividade 4 – Ação Expressiva I; Atividade 5 - Ação Expressiva II; Avaliação e recuperação; Situação de Aprendizagem II; Objetos de conhecimento; Contextos e práticas; Design digital; Jogos eletrônicos; Objetos de conhecimento; Contextos e práticas; Relações processuais; Atividade 1 – Sondagem; Atividade 2 – Apreciação I; Atividade 3 - Apreciação II; Avaliação e recuperação; Situação de Aprendizagem III; Objetos de conhecimento: Materialidades; Fotografia, Grafite e Intervenção; Objetos de conhecimento: Processos de Criação; Processo de criação; Atividade 1 – Sondagem; Atividade 2 – Apreciação I; Avaliação e recuperação.

Materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais; Objetos de conhecimento: Contextos e práticas; Princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação; Objetos de conhecimento: Contextos e práticas; Categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, “designer”; Sistema das artes visuais; Objetos de conhecimento: Contextos e práticas; Aspectos históricos; sociais; políticos da produção artística; Narrativas eurocêntricas; Artesanato, folclore, design; Atividade um; Sondagem; Atividade 2 – Apreciação I; Atividade 3 - Apreciação II; Avaliação e recuperação.

Habilidades cognitivas: recuperação e aprofundamento

(EF09AR01) Pesquisar, apreciar e analisar fotografia, grafite, escultura, intervenção e outras modalidades da arte pública contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.(EF09AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais da fotografia, do grafite, da escultura, da intervenção e de outras modalidades da arte pública contemporânea, contextualizando-os no tempo e no espaço.(EF09AR04) Analisar os elementos constitutivos da fotografia, do grafite e da intervenção na apreciação de diferentes produções artísticas.(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.(EF09AR03) Analisar situações nas quais as modalidades das artes visuais se integram ao Design digital e aos jogos eletrônicos.(EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.(EF09AR05) Experimentar e analisar fotografia, grafite e intervenção como modalidades das artes visuais.(EF09AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.(EF09AR07) Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.(EF09AR08) Diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, “designer”, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais.(EF69AR33) Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, “design” etc.).

Habilidades cognitivas: essenciais

(EF09AR19) Identificar e analisar diferentes estilos musicais em gêneros da música popular brasileira e estrangeira, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.(EF09AR20) Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de recursos tecnológicos (games e plataformas digitais), jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais.(EF09AR10) Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado nas diferentes manifestações da dança contemporânea, abordando, criticamente, o desenvolvimento da dança em sua história tradicional e contemporânea.(EF09AR13) Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras manifestações da dança contemporânea de diferentes matrizes estéticas e culturais, como também fatos, notícias, temáticas e situações atuais, como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo.(EF09AR24) Reconhecer e apreciar artistas, grupos, coletivos e manifestações cênicas do teatro contemporâneo paulistas, brasileiros e estrangeiros, investigando os modos coletivos e colaborativos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro.(EF09AR25) Investigar, identificar e analisar o drama como gênero teatral e a relação entre as linguagens teatral e cinematográfica e as tecnologias digitais em diferentes tempos e espaços, inclusive no contexto paulista e brasileiro, aprimorando a capacidade de apreciação estética teatral.(EF09AR01) Pesquisar, apreciar e analisar fotografia, grafite, escultura, intervenção e outras modalidades da arte pública contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

Atividades autodidáticas: As atividades serão propostas para os alunos através de roteiro e disponibilizadas no Blog da escola. A interação com o aluno será feita via whatsapp, facebook profissional e blog da Unidade Escolar, com a participação do professor para tirar suas dúvidas.  As aulas propostas pelo CMSP serão acompanhadas pelo aluno e professor

Atividades didático-cooperativas: Interação pelas ferramentas tecnologias utilizada pela Unidade escolar; postagem blog da escola, facebook profissional e da Unidade Escolar e /ou whatsapp individual, proporcionando aos estudantes com dificuldades, deficiência, a oportunidade de construir e ampliar sua própria aprendizagem, em colaboração com toda a turma e a mediação do professor.

Atividades complementares: Localizar informações explícitas em um texto; Inferir uma informação implícita em um texto; Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).

Critérios de avaliação: É importante que o aluno realize registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com os momentos de avaliação e recuperação. Ao final de cada linguagem, no item “O que eu aprendi?”, registrar, em seus cadernos, o que e como aprenderam, descrevendo as experimentações e vivências na construção de um portfólio com toda produção artística.A avaliação e recuperação proposta neste material são diagnóstica, processual e continua em todos os momentos de prática pedagógica, nos quais podemos incluir diferentes maneiras de acompanhar, avaliar e recuperar as aprendizagens através das ferramentas tecnológicas como o whatsapp, blog da Unidade Escolar e Facebook profissional do professor.Recuperação em Arte é importante adotar a postura de não estabelecer critérios de comparação, oferecer possibilidades para que os estudantes alcancem os objetivos esperados de forma contínua durante as realizações das atividades da disciplina e também promovendo as habilidades de LP e Matemática propostas no PAN e estar atento às dificuldades expostas na realização das atividades para propor soluções.Para os alunos sem possibilidade de acesso as tecnologias digitais, realizando a entrega no retorno às aulas presenciais. . A Unidade escolar disponibiliza material impresso aos estudantes.

Temas transversais: Ética e Pluralidade Cultural

Habilidade de Língua Portuguesa: Analisar textos que transcrevem a fala ou que fazem interagir linguagens verbais e não verbal, tais como as relações entre legenda e fotografia etc. Língua Portuguesa – ADE/2020 – habilidades defasadas: localizar informação explícita em um texto.

Valores: O respeito à: vida, natureza, raças, etnias, cultura, origem, a equidade e justiça.

Habilidades socioemocionais: REPERTÓRIO CULTURAL: Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência         crítica e responsabilidade.

Fontes de referência (Professor)

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação. Coordenação geral, Maria Inês Fim; coordenação de área, Alice Vieira. - São Paulo: SEE, 2010.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/ Secretaria da Educação. Coordenação geral, Maria Inês Fini. São Paulo: SEE, 2009.Kobra: cores que encantam. Mar. 2020. Mural Etnias.Eduardo Kobra; História do grafite: conheça a história dessa arte.Hernandez, Fernando. Cultura Visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000; BNCC; PAN.

Fontes de referência (Estudante)

Para repertoriar o aluno, explorar o site do Museu da Pessoa, apreciações do acervo de fotografias; Site do Instituto Inhotim, que abriga um acervo de obras de arte contemporânea; expostas ao ar livre; Intervenção urbana (Sticker); Intervenção        urbana           (Eduardo      Srur); Land art (Christo); Fonte multimídia (Cassino); Arte contemporânea; Monumento a Duque de Caxias - Victor Brecheret; As intervenções urbanas de Fra. Biancoshock; Seminários      -           Como elaborar         ;           apresentar; Intervenções            urbanas         e          ações efêmeras.Crianças e adolescentes criam jogos digitais para refletir sobre a cidade onde vivem; Fotógrafo Walter Firmo; Grafiteira Tainá Lima – Criola; OakOak -           Intervenções            urbanas.Para saber mais; História completa da fotografia; Categorias de fotografia; História do grafite; Definição de Intervenção; Materiais de pesquisa disponíveis em casa; Caderno do aluno; CMSP.

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