Estudante, nesta situação de aprendizagem vai
retomar o seu repertório através da apreciação, colocá-lo em contato com os
fatores do movimento (tempo, peso, fluência e espaço), propiciar momentos de
pesquisa, análise e experimentação de formas de expressão e representação e
encenação de danças de matrizes indígenas e africana.
Conteúdo/tema Conhecimento priorizado |
Ações corporais |
Objetivo geral |
Analisar os fatores de movimento, as ações
corporais e o movimento dançado. Analisar os elementos constitutivos das
diferentes modalidades produzidas por culturas indígenas |
Para recordar, leia abaixo alguns conceitos
importantes para o desenvolvimento das atividades. É importante que você,
realize registros durante o desenvolvimento das atividades. Para avaliação/recuperação – recupere seus registros
RUDOLF LABAN
Rudolf Laban (1879-1958) foi um dançarino,
coreógrafo e artista húngaro que se dedicou ao estudo e desenvolvimento de um
método e sistematização da linguagem da dança e do movimento. Através de seus
estudos e notações, desenvolveu a Corêutica e Eucinética, que compõem o
movimento em si.
A Corêutica estuda a relação do corpo com o
espaço e o desenvolvimento dos movimentos dançados. Faz parte da Corêutica o
espaço relacionado ao espaço que o corpo desenvolve ao dançar. Aqui estão os
planos ou níveis da dança, o deslocamento no espaço e as direções para qual o
corpo se projeta ao dançar.
Cinesfera (Kinesfera) - É um espaço imaginário que impõe um limite ao corpo do dançarino ao limite natural do espaço pessoal.
O uso do espaço pode se dar de
duas formas, conforme a qualidade do movimento: Forma Direta: é quando os
movimentos lineares e retos ocupam um espaço definido, sem o deslocamento, a
envergadura dos braços, das pernas e do tronco. É traçar um percurso direto
para atingir um ponto definido.
ESPAÇO – É no espaço que a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são influenciados pelo espaço, e nele encontramos a Cinesfera (ou Kinesfera), que é o que determina a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos.
FLUÊNCIA – É o movimento contínuo, uniforme e progressivo. Partem do tronco do corpo às extremidades dos membros com movimentos controlados, mas fluentes ao mesmo tempo. Pode ser dividido entre livre e controlado.
PESO – São forças utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso dá o suporte à verticalidade, estabilidade e segurança. Existem duas qualificações para denominação do peso que são leves (suaves) e firmes (resistentes).
TEMPO – É o que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos métricos). Com ele é possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc.
A dança é um ato artístico que envolve a expressão corporal, realizada por diversos movimentos. Essa ação pode ser acompanhada por música de diferentes ritmos. Dançarinos usam esse artifício para, na maioria das vezes, executarem apresentações sejam em teatros, ruas, ou em outros lugares.
Ao tratar da dança indígena entende-se que ela possui uma singularidade comparada a outras danças brasileiras ou qualquer outro estilo. Os índios realizam esse ato com o objetivo de praticar um ritual. Os intuitos são os mais variados como: espantar maus espíritos, expulsar doenças, agradecer a colheita, a caça, marcar mudança de fase do jovem para a idade adulta, dentre outros motivos.
A singularidade da dança indígena: Cateretê ou Catira, Cururu, Sarabaquê ou Dança da Santa Cruz, Sairê (do extremo norte do Brasil), Folguedos Populares, Dança dos Tapuias e Pássaros Branco etc.
Entre os muitos ritmos de origem africana, podem ser destacados: o ahouach, o guedra, o schikatt, a gnawa, a kizomba e o semba.
As danças africanas integram a extensa cultura do continente africano e representam uma das muitas maneiras de comunicação cultural.
Esse tipo de manifestação é de extrema
importância para o seu povo, constituindo parte essencial da vida.
É uma maneira de estarem sempre conectados
com seus antepassados e carrega uma poderosa carga espiritual, emocional e
artística, além do entretenimento e diversão.
Escreva o que você entendeu sobre os fatores do movimento (tempo, peso, fluência e espaço) e representação e encenação de danças de matrizes indígenas e africana.
GRAFISMO INDÍGENA -
Estudante, nesta situação de aprendizagem, você vai ampliar repertório, propiciar momentos de pesquisa, apreciação, análise dos elementos que constituem as modalidades do desenho, pinturas, modelagens, produzidos por culturas indígenas (brasileiras e latino-americanas). Vai entrar em contato com obras de diferentes épocas e ampliar experiências com diferentes contextos e práticas artísticos- visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar o repertório imagético. É importante que você, realize registros durante o desenvolvimento das atividades. Para avaliação/recuperação – recupere seus registros
Para ampliação de seu repertório a seguir alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.
Desenho - Técnica de representar, ou criar formas, utilizando materiais como lápis, carvão, pincel. É composta por criar formas com linhas, pontos, etc.
Pintura - técnica de empregar pigmento
a uma superfície, para colori-la, dando-lhe tons e texturas. Mais especificamente é a arte de pintar
uma superfície, como papel, tela ou uma parede.
ATIVIDADE
1. Faça a sequencia de Grafismo Indígena, você pode fazer em branco e preto ou colorido. Observe abaixo o grafismo indígena e desenhe o seu.
2. Escreva sobre sua experiência na criação de desenhos, pinturas, esculturas e modelagens simbolizando a cultura indígena e africana.
Habilidade socioemocional: |
Repertório
cultural- valorizar
e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também, para participar de práticas
diversificadas da produção artístico-cultural. |
Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre: |
(EF08AR04) Analisar os elementos constitutivos
das diferentes modalidades produzidas por culturas indígenas (brasileiras e
latino-americanas) e africanas de diferentes épocas. |
Habilidades de recuperação (habilidades de
suporte): |
(EF08AR11) Experimentar e analisar os
fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que,
combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado. SEI |
Metodologia: |
Retomada: Estudante, nesta
situação de aprendizagem vai retomar o seu repertório através da apreciação,
colocá-lo em contato com os fatores do movimento (tempo, peso, fluência e
espaço); É importante que você, realize registros durante o desenvolvimento
das atividades. Para avaliação/recuperação – recupere seus registros, leitura
do texto: RUDOLF LABAN, Cinesfera (Kinesfera) -ESPAÇO –FLUÊNCIA –PESO –TEMPO-leitura
do texto: A singularidade da dança indígena; As danças africanas;
apreciação de imagens; ATIVIDADE: Escreva o que você entendeu sobre os
fatores do movimento (tempo, peso, fluência e espaço) e representação e
encenação de danças de matrizes indígenas e africana; apreciação de imagem; GRAFISMO
INDÍGENA; Estudante, nesta situação de aprendizagem, você vai ampliar
repertório, propiciar momentos de pesquisa, apreciação, análise dos elementos
que constituem as modalidades do desenho, pinturas, modelagens, produzidos
por culturas indígenas (brasileiras e latino-americanas), apreciação de
imagens; Estudante, nesta situação de aprendizagem, você vai ampliar
repertório, propiciar momentos de pesquisa, apreciação, análise dos elementos
que constituem as modalidades do desenho, pinturas, modelagens, produzidos
por culturas indígenas; Para ampliação de seu repertório a seguir alguns
conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades: Desenho - Pintura;
ATIVIDADE: Faça a sequencia de Grafismo Indígena, você pode fazer em branco e
preto ou colorido. Observe abaixo o grafismo indígena e desenhe o seu;
Escreva sobre sua experiência na criação de desenhos, pinturas, esculturas e
modelagens simbolizando a cultura indígena e africana; apreciação de imagens. |
Recursos: |
Divulgação no blog da escola, no facebook
profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e
Whatsapp do aluno. |
Quantidade de aulas do período: |
2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 16/11/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno;2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 16/11/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno |
Avaliação: |
Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp. |
Referências:
|
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte;SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP. |
Observações: |
Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/ |
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