Prof Denny - Arte
Estudante, vamos iniciar Retomando o que estudamos sobre as Expressões artísticas que contribuem para a cultura do país
Conteúdo/tema Conhecimento priorizado |
Processos de criação |
Objetivo geral |
Explorar elementos constitutivos do
movimento cotidiano e desenvolver processos de criação em artes visuais, com
base em temas ou interesses artísticos. |
As danças brasileiras surgiram da fusão da cultura europeia, africana e árabe aliada às manifestações oriundas do próprio país. A dança é uma expressão artística considerada um elemento fundamental para a cultura local e, sobretudo, mundial. No Brasil, muitas tiveram grande destaque e se tornaram atrações populares, como as danças folclóricas, por exemplo.
As danças brasileiras são datadas em diferentes períodos e estão difundidas em cada região do país. As mais conhecidas nacional e internacionalmente são o Samba e o Frevo.
Você conhece brincadeiras e jogos que
envolvem dança?
Vou descrever um exemplo de brincadeira:Brincadeira estatua.
MATERIAIS: qualquer tipo de aparelho que toque música.Proposta: alguém fica próximo ao aparelho de som para comandar a brincadeira. Enquanto a música toca, vocês dançam como quiserem. Quando o volume da música for abaixada, uma voz de comando diz: - estátua! Neste momento, todos devem ficar parados. A música recomeça e todos voltam a dançar e assim por diante. Procurem fazer caretas e posições engraçadas quando a música parar. Essa brincadeira é muito divertida.
Gostou? Você já brincou?
Você já participou de brincadeiras ou jogos de dança? Quais?
APRECIAÇÃO
Assista aos vídeos como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo.
Dança com as mãos
A arte tem o poder de transformar, contagiar e criar relações. Utilizando esse poder, aliado a uma nova proposta espetáculo que mescla dança, teatro, música e poesia, surge o “Mover-se”.
Espetáculo de dança leva ao palco preocupação ambiental
Mais do que entretenimento, o projeto visa levar, através da arte da dança, uma conscientização maior ao público sobre o tema da energia em todas as suas formas e significados. Além da temática, para compor o cenário são utilizados materiais reciclados (tecidos e papel), baterias recarregáveis como iluminação e alguns recursos tecnológicos de projeção.
A ideia é levar a mensagem de preservação das fontes renováveis de energia – preocupando-se também em confeccionar figurinos com materiais orgânicos- contando também com a inclusão de jovens de comunidades carentes, que atuam na dança, participam de workshops e colaboram ativamente em diversas etapas da produção.
O teatro e a Era Digital que o digitaliza
O teatro apresenta-se como uma arte que não necessita de progressos científicos ou das transformações ativas da sociedade, este se adapta e integra a evolução dos procedimentos atualizados da narração, entendendo as novas formas de compreensão do mundo. Acabando por atrair novidades técnicas, percebendo o novo visual exigido pelo espectador, ou seja, transformando-se e ostentando um novo método digital.
Em suma, o teatro Digital é uma forma de arte hibrida, que com o avançar dos tempos foi ganhando cada vez mais força, pois facilita a imaginação e a criação de conexões entre seres humanos. Sendo que podemos referir que existem já vários grupos de teatro que se dedicam a esta nova forma de teatro em Portugal e no mundo, o que faz com que esta arte evolua constantemente.
aprecie os videos:
Processo de criação de uma peça teatral
TEATRO DE PROJEÇÃO INCRÍVEL!
Atividade
Atualmente vivemos numa Era onde a evolução tecnológica tem vindo a digitalizar tudo o que nos rodeia: as musicas, as fotografias, os filmes, a forma de interação e expressão entre seres humanos, assim como o teatro, a dança , tornando a tecnologia, os computadores e os meios digitais serviços espontâneos da arte.
Qual a sua opinião sobre o
uso da tecnologia no teatro e na dança?
Registre a resposta no seu caderno e guarde!
Habilidade socioemocional: |
Repertório cultural- valorizar e fruir
as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e
também, para participar
de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. |
Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre: |
(EF09AR06) Desenvolver processos de criação
em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo
individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e
recursos convencionais, alternativos e digitais. |
Habilidades de recuperação (habilidades de
suporte): |
(EF09AR10) Explorar elementos constitutivos
do movimento cotidiano e do movimento dançado nas diferentes manifestações da
dança contemporânea, abordando, criticamente, o desenvolvimento da dança em
sua história tradicional e contemporânea. SEI |
Metodologia: |
Retomada: Estudante, vamos iniciar Retomando o que estudamos sobre as Expressões artísticas que contribuem para a cultura do país; As danças brasileiras; Você conhece brincadeiras e jogos que envolvem dança?Vou descrever um exemplo de brincadeira: Brincadeira estatua; responda a questão: Você já participou de brincadeiras ou jogos de dança? Quais; APRECIAÇÃO - Assista aos vídeos como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo. Dança com as mãos; Leia o texto: Espetáculo de dança leva ao palco preocupação ambiental; O teatro e a Era Digital que o digitaliza;aprecie os vídeos: Processo de criação de uma peça teatral;TEATRO DE PROJEÇÃO INCRÍVEL! Atividade - Atualmente vivemos numa Era onde a evolução tecnológica tem vindo a digitalizar tudo o que nos rodeia: as musicas, as fotografias, os filmes, a forma de interação e expressão entre seres humanos, assim como o teatro, a dança, tornando a tecnologia, os computadores e os meios digitais serviços espontâneos da arte. Qual a sua união sobre o uso da tecnologia no teatro e na dança? |
Recursos: |
Divulgação no blog da escola, no facebook
profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e
Whatsapp do aluno. |
Quantidade de aulas do período: |
2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 16/11/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno;2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 16/11/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno |
Avaliação: |
Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp. |
Referências:
|
Processo de criação de uma peça teatral https://youtu.be/o3IOh4E9DFA https://digartdigmedia.wordpress.com/2017/10/16/o-teatro-e-a-era-digital-que-o-digitaliza/ TEATRO DE PROJEÇÃO INCRÍVEL! https://youtu.be/llWRplHiJyM SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP. |
Observações: |
Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/ |
Nenhum comentário:
Postar um comentário